Será que o mundo vive uma pandemia de solidão? O número de pessoas solitárias cresce cada vez mais por todo o mundo. A conexão que aproxima (informalmente), também afasta. As redes sociais que supostamente “unem” pessoas, na verdade dão ideias falsas de amizade, proximidade e até de vida social. Seguir, não é se importar, like é apenas um clique na tela. Não se iluda com isso. Falta amigos de verdade.
Por isso é tão fácil se sentir sozinho em meio a uma multidão. Mas não saia por aí procurando amigos a qualquer custo ou acreditando que aquele “amigo de festa” é seu amigo de verdade. Normalmente ele só está disponível para as baladas, festas, bares. Esse tipo, não dá pra nem pra chamar de amigo, até porque amigo é aquele que fica quando todos se vão. Eles ainda existem, são raros como pedras preciosíssimas, mas existem.
Se tem algo de parei de fazer é dizer “queria ser amiga de tal pessoa”, parei com isso.
Porque não adianta eu ser amiga se a outra pessoa não for amiga também. Entendeu? Não adianta querer amizade de quem não faz bem (e não é do bem).
Deus vê o que eu não vejo, está ciente de conversas e atitudes que eu não estou.
Há uma música de um famoso seriado de antigamente, o titulo da canção é “I'll Be There for You”, que quer dizer “Eu estarei lá para você”. “Estar lá”, significa algo que envolve comprometimento, dedicação, preocupação e esforço. Algo raro hoje em dia.
Alguns dias atrás, vi pessoas falando que simplesmente não se esforçam para nada vida, para nada! E acham normal, certamente não são boas para serem amigas de ninguém (nem delas mesmas). Se isso estiver se tornando normal e global, o futuro é realmente algo preocupante.
As pessoas falam, criticam, mas não oram pelo próximo. As redes sociais trouxeram isso de uma maneira gritante. É fácil demais apontar o erro dos outros e usar uma tela como escudo protetor para falar o que quiser contra as pessoas. Tem gente pedindo socorro e o que o “amigo” faz? Vai lá dar um like como forma de “apoio”. Quando é preciso ajudar mesmo...foge.
As pessoas veem, mas não enxergam; não querem enxergar nem a própria vida, quanto mais a de um “amigo”. No máximo para criticar, mas não para ajudar. “Mas eu curti sua foto”, “eu escrevi uma frase legal na sua postagem”, “te enviei uma figurinha de bom dia”. Será que é a isso que reduziram a amizade? Conversas rasas, pessoas falsas.
Tem gente que vai falar: “eu prefiro ser amigo de Deus”, óbvio! Quem não prefere?! Mas ainda assim não quer dizer que não precisamos de pessoas ou que devemos viver em cavernas. Ser amigo de Deus, não exclui o fato de podermos ser amigos de pessoas também (aliás a ideia é essa, espalhar o amor que recebemos do Pai). A nossa natureza é de viver em sociedade.
“Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.” Provérbios 18:24
Algumas pessoas podem até serem difíceis, mas ainda vale a pena ser amigo delas. As melhores pessoas que conheci eram "sistemáticas" e nunca aquelas que pareciam boas. Outras, devemos simplesmente querer distância, como Hamã. Imagina se o rei tivesse mandado enforcar os amigos dele também. Poderia ter acontecido, como foi o caso de Baasa.
Já havia uma palavra determinada sobre a casa de Baasa, pois foi um péssimo rei. E tempos depois aconteceu o seguinte:
“E sucedeu que, reinando ele, e estando assentado no seu trono, feriu a toda a casa de Baasa; não lhe deixou homem algum, nem a seus parentes, NEM A SEUS AMIGOS.” 1 Reis 16:11
É preciso ter cuidado com quem ter amizade, para não se envolver em problemas de “amigos ruins”, você acaba sendo arrastado junto.
“Os meus amigos são os que zombam de mim; os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus.” Jó 16:20
O “estar lá para você” não é para todo mundo. Devemos escolher com cautela quem fará parte de nossa vida. E realmente seja amigo, esteja lá, seja nos dias mais felizes, ou nas noites mais escuras e difíceis.
É melhor estender a mão e ajudar alguém a sair de uma situação difícil, do que ficar sabendo do problema, não fazer nada e depois ter que assistir ao funeral. Tente, se esforce, não carregue o peso de não ter feito mais, de não ter falado o que era preciso, de não estar lá.
Pare de dizer que quer ser amigo de Fulano, de Beltrano. Mude a sua oração e peça a Deus para enviar as pessoas certas para caminhar com você e seja também um bom amigo. Lembre-se, o valor de uma pessoa, está dentro dela, nunca fora. Há milionários sem valor e há pessoas cuja amizade vale mais do que todo ouro do mundo.
Quem não gostaria de ser amigo de Jesus? De Dorcas? De Davi? De Paulo? Não significa que seja fácil, mas sim verdadeiro. A verdade é um tesouro. Nem sempre a boca fala o que o coração está cheio. Tem gente que diz que ama e não ama, tem gente fingindo ser algo que não é. Seja seletivo sim!
Amigos, não necessariamente se encontram todos os dias, mas o laço é forte mesmo a distância. Um amigo não tem que concordar com tudo o que você diz, o nome disso é bajulador (esses não acrescentam nada). O bajulador leva a um “mundo” de ilusão, o amigo nos chama à razão e nos acrescenta.
Gosto da maneira como Paulo sempre se preocupou com Timóteo, eram amigos mesmo quando Timóteo estava longe. Um amigo ora por nós e nos corrige quando necessário.
“Todas as vezes que lembro de você nas minhas orações, de dia e de noite, eu agradeço a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como também os meus antepassados serviram.
Lembro das suas lágrimas e quero muito ver você outra vez para que eu possa ficar cheio de alegria.
Lembro da sua fé sincera, a mesma fé que a sua avó Loide e Eunice, a sua mãe, tinham. E tenho a certeza de que é a mesma fé que você tem.
Por isso quero que você lembre de conservar vivo o dom de Deus que você recebeu quando coloquei as mãos sobre você.
Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes. 2 Timóteo 1:3-7
Se você não tem amigos, saiba que Jesus quer ser seu amigo, chame-o a qualquer momento.
“Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo” Isaías 41:8
Deus chamou Abraão de amigo. Abraão amava à Deus, fazia a vontade dEle por mais difícil que fosse e confiava a cada passo.
Se você tem um amigo que ainda não aceitou Jesus, não desista dele, ore por ele sempre para terem Jesus como um amigo em comum.
Algumas pessoas ganham um amigo para a vida inteira, você terá a chance de ganhá-lo para a eternidade.
“O que ama a pureza de coração, e é amável de lábios, será amigo do rei.” Provérbios 22:11
“O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial.” Provérbios 27:9
“Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” João 15:15
No Amor de Cristo
Ana Lucia Salles.