Você Realmente Quer a Vontade de Deus?
Postagens Ana Lucia Salles
Publicado em 23/01/2024

Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e PRATICA a sua vontade, a este atende.” João 9:31

 

Você sinceramente deseja a vontade de Deus? Ou será que ainda insiste na sua vontade?

 

Acho que uma das coisas que Deus mais ouve (depois é claro de muitas petições de bens materiais etc) é “Eu quero fazer a Tua vontade”, mas quantos que assim o dizem, realmente querem e fazem?

 

Fazer a vontade de Deus significa renunciar à sua própria vontade e isso não é fácil. Nunca pode ser algo da boca para fora, e sim de dentro para fora. Porque se for algo apenas falado, mas não compreendido e realmente desejado, não acontecerá.

 

E isso pode acontecer com relação a coisas, pessoas, lugares e situações. Sabe aquela pessoa que você quer e muitas vezes fala para Deus: “eu quero esse(a)!” e não ouve ninguém, até que Deus fala (de diversas maneiras) que a pessoa que Ele tem pra você não é a que você quer. Você abre mão facilmente se Deus disser que não é para você? Dói, não é mesmo?

 

Se você abre mão, então você entendeu e aceitou a vontade de Deus. Se você insiste naquilo que não é para você, irá sofrer consequências por estar fora do melhor que Deus tem para sua vida. Não confunda consequências com castigo. Consequências acontecem diante de escolhas.

 

Qual a consequência de uma má alimentação? Problemas à saúde e obesidade. Qual a consequência de uma vida afastada de Deus? Uma vida de pecado, falta de direcionamento etc.

 

“Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.”  Efésios 5:17

 

Abrir mão sem ver o que Deus preparou, isso é fé, é confiança. Mas é renunciar de verdade, sem ficar “segurando” o que você quer e não entregar à Deus. Sem a expectativa de que sua própria vontade ainda seja o centro.

 

Deus precisa ter liberdade para agir em todas as áreas de nossa vida. Não tenha resistência ao processo. Não sejamos nós mesmos um empecilho ao agir de Deus.

 

Quando você sabe qual é a vontade de Deus para sua vida, precisa agir e ir de encontro a ela.

 

Não viva como um trem desgovernado, sem saber o seu propósito, seu chamado. Busque isso em Deus. Ele tem um propósito especial para sua vida. Todas as peças de um relógio têm uma função, e se a menor delas sair da posição, o relógio não funciona. Todas são importantes.

 

Você é importante para o Reino de Deus! Ele quer que você tenha uma vida plena, não em suas próprias vontades, mas na vontade dele, que é boa, perfeita e agradável.

 

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

 

Talvez agora, você esteja se perguntando: “Mas e o meu livre arbítrio?”

 

Quando você se submete à Deus, você entrega à Ele a sua vida e seus caminhos. Você quer continuar seguindo seu enganoso coração ou quer o melhor de Deus para você?

 

Então abra mão.

 

O nosso coração precisa estar disposto a obedecer. Palavrinha difícil de ouvir hoje em dia não é mesmo? Obedecer à Deus. Deus não é um garçom que serve bençãos, é um Pai zeloso. E como todo pai, sabe que se fizer todas as vontades dos filhos, eles serão pessoas mimadas e nunca aprenderão nada, nem a serem pessoas melhores e nem a crescer. Nosso destino é o céu, e lá com o Pai, Ele quer pessoas preparadas e que queiram estar lá.

 

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Mateus 7:21

 

Ninguém gosta de ser contrariado. Mas a vontade de Deus nos confronta, nos desafia a sair de um lugar confortável. E muitas vezes descobrimos que o lugar que achávamos ser confortável, era na verdade, um buraco repleto de espinhos, que apenas nos acostumamos sem perceber.

 

E a vida começa a ser como uma fase de um jogo que se repete, porque você não aprendeu onde errou, não sabe porque caiu, continua preso nos mesmos erros e não está disposto a mudar. Renda-se a Deus! Tem coisas novas para acontecer em sua vida, não acabou.

 

 

Quando Deus disse a Abraão para sair do meio de seus parentes, sair de sua terra; certamente não foi fácil para ele andar rumo ao desconhecido. Pois apesar da promessa, Deus nunca disse como seria o caminho.

 

“Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!” Gênesis 12:1,2

 

E mesmo assim, ele obedeceu e fez a vontade de Deus. Os desafios não ficaram mais fáceis. Mais adiante, Deus pede a Abraão que sacrifique seu amado filho Isaque. E mais uma vez Abraão estava disposto a obedecer.

 

Já Sara, não teve paciência e tentou dar um “jeitinho” de fazer a promessa se cumprir e por isso entregou sua serva para gerar um filho de Abraão. Daí nasceu Ismael.

 

Mas a promessa era Isaque. Sara não soube obedecer e esperar.

 

O começo da ruína de Saul, foi se desviar dos caminhos do Senhor, desobedecer e começar a fazer a sua própria vontade.

 

“Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao Senhor.” 1 Samuel 15:11

 

Fazer a vontade de Deus é o caminho para uma vida plena. Feche as brechas, quebrante-se (um coração quebrantado está sempre disposto a ouvir e obedecer) e seja constante. Não é começar, fazer por um tempo e parar. Persista. Que seja um caminho sem volta!

 

“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” Gálatas 6:9

 

No Amor de Cristo

 

Ana Lucia Salles

Comentários